A criação deste blogue surgiu no âmbito da Atividade Integradora realizada pela turma de Continuação do curso EFA, Tipo A, Secundário, da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.

O nosso trabalho iniciou-se com a pesquisa e recolha das receitas tradicionais do concelho de Santana. Algumas delas ainda continuam bem vivas nas nossas memórias, uma vez que fazem parte da herança cultural que nos foi sendo transmitida, ao longo dos tempos, pelos nossos pais e avós.

A iniciativa de criar o blogue tem como objetivo fazer uso das tecnologias de informação que atualmente temos ao nosso alcance, bem como fazer com que a gastronomia tradicional de Santana chegue ao conhecimento do maior número de pessoas.

Pensamos também que a divulgação do nosso trabalho, via Internet, fará com que os nossos conterrâneos, radicados por esse mundo fora, relembrem e experimentem algumas receitas que, certamente, fizeram parte das suas vivências.

A recolha destas receitas tornou-se de grande interesse para nós, porque nos fez perceber o quanto é importante preservar e divulgar as tradições da nossa gastronomia local, para promover o nosso concelho…, o que trará vantagens sociais e económicas a Santana.

Conjuntamente com a criação deste blogue, pretendemos compilar todas as receitas recolhidas e editar o nosso livro de receitas.

A todos os nossos formadores agradecemos todo o apoio e orientação que nos deram ao longo da realização deste trabalho.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sopa de Trigo


INGREDIENTES:

-1 kg trigo
-250 g feijão
-1 kg batata
-2 cenouras
-3 abóboras tenras
-2 kg carne de porco
-1 couve branca
-Sal q.b


PREPARAÇÃO:

   Deixa-se de molho o trigo, o feijão e a carne salgada.
  Põe-se o tacho ao lume com água, batata, cenoura, abóbora e couve. Deixa-se cozer durante algum tempo.Quando estiver cozido, passa-se a varinha mágica. Se necessário, adiciona-se mais água quente. 
   Pica-se a carne e três batatas aos cubos, que se adiciona depois à sopa, juntamente com a carne, o feijão e o trigo. Deixa-se cozer em lume brando, mexendo sempre para não queimar.

   Obs.: A população mais idosa adicionava inhame e deixava cozer tudo ao mesmo tempo. Atualmente, faz-se a sopa com carne fresca e feijão maduro.


Sem comentários:

Enviar um comentário