A criação deste blogue surgiu no âmbito da Atividade Integradora realizada pela turma de Continuação do curso EFA, Tipo A, Secundário, da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.

O nosso trabalho iniciou-se com a pesquisa e recolha das receitas tradicionais do concelho de Santana. Algumas delas ainda continuam bem vivas nas nossas memórias, uma vez que fazem parte da herança cultural que nos foi sendo transmitida, ao longo dos tempos, pelos nossos pais e avós.

A iniciativa de criar o blogue tem como objetivo fazer uso das tecnologias de informação que atualmente temos ao nosso alcance, bem como fazer com que a gastronomia tradicional de Santana chegue ao conhecimento do maior número de pessoas.

Pensamos também que a divulgação do nosso trabalho, via Internet, fará com que os nossos conterrâneos, radicados por esse mundo fora, relembrem e experimentem algumas receitas que, certamente, fizeram parte das suas vivências.

A recolha destas receitas tornou-se de grande interesse para nós, porque nos fez perceber o quanto é importante preservar e divulgar as tradições da nossa gastronomia local, para promover o nosso concelho…, o que trará vantagens sociais e económicas a Santana.

Conjuntamente com a criação deste blogue, pretendemos compilar todas as receitas recolhidas e editar o nosso livro de receitas.

A todos os nossos formadores agradecemos todo o apoio e orientação que nos deram ao longo da realização deste trabalho.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bolo de Mel



INGREDIENTES:

-2kg de farinha
-750g de açúcar
-750g de manteiga
-375g de banha
-500g de fermento (massa de pão)
-250g de amêndoa
-250g de cidra
-750g de nozes
-1,8L de mel de cana
-50g de soda
-15g de erva-doce
-20g de canela
-10g de cravo de acho
-15g de cravo Maranhão
-20g de cravo-da-índia
-20g de especiaria mista
-1 Limão (raspa)
-3 Laranjas (raspa e sumo)
-1 Cálice de aguardente

MODO DE PREPARAÇÃO: 

    No alguidar coloca-se a farinha, as frutas e as especiarias. Derretem-se as gorduras juntamente com o açúcar levando ao lume numa panela. Depois de frias coloca-se o fermento num canto do alguidar, amassando este com as gorduras até que fiquem desfeitas. Depois do fermento bem misturado juntam-se os restantes ingredientes, junta-se o mel, o sumo e a raspa das laranjas e do limão, o vinho e a aguardente.
       Bate-se muito bem até vermos as frutas limpas da massa e esta desapegar-se do fundo. Unta-se as formas com manteiga, coloca-se o papel vegetal, barra-se e estende-se a massa e coze-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário