A criação deste blogue surgiu no âmbito da Atividade Integradora realizada pela turma de Continuação do curso EFA, Tipo A, Secundário, da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.
O nosso trabalho iniciou-se com a pesquisa e recolha das receitas tradicionais do concelho de Santana. Algumas delas ainda continuam bem vivas nas nossas memórias, uma vez que fazem parte da herança cultural que nos foi sendo transmitida, ao longo dos tempos, pelos nossos pais e avós.
A iniciativa de criar o blogue tem como objetivo fazer uso das tecnologias de informação que atualmente temos ao nosso alcance, bem como fazer com que a gastronomia tradicional de Santana chegue ao conhecimento do maior número de pessoas.
Pensamos também que a divulgação do nosso trabalho, via Internet, fará com que os nossos conterrâneos, radicados por esse mundo fora, relembrem e experimentem algumas receitas que, certamente, fizeram parte das suas vivências.
A recolha destas receitas tornou-se de grande interesse para nós, porque nos fez perceber o quanto é importante preservar e divulgar as tradições da nossa gastronomia local, para promover o nosso concelho…, o que trará vantagens sociais e económicas a Santana.
Conjuntamente com a criação deste blogue, pretendemos compilar todas as receitas recolhidas e editar o nosso livro de receitas.
A todos os nossos formadores agradecemos todo o apoio e orientação que nos deram ao longo da realização deste trabalho.segunda-feira, 19 de março de 2012
Licor de Mosto
Licor de Cerveja
Licor de Baunilha
Licor de Caramelo
Licor de Amora
Licor de Leite
Licor de Tangerina
sexta-feira, 9 de março de 2012
Licor de Morango
Licor de Anona
Licor de Laranja
Licor de Limão
Licor de Maracujá
Licor de Banana
sexta-feira, 2 de março de 2012
Bolo de Água
farinha e o fermento. Por fim junta-se as claras em castelo e vai ao forno.
Bolo de Natas
Bolo de Família ou Bolo Preto
Bolo de Leite
INGREDIENTES:
Derrete-se a margarina juntamente com o açúcar em metade do
leite, depois de frio junta-se os restantes ingredientes e amassa-se bem. Os bolos são tendidos, levedam uns cinco minutos e vão ao forno. Depois de cozidos e quase frios unta-se a parte superior com manteiga.
Bolo de Laranja
Bolo Sabóia
Bater o açúcar e as gemas com uma colher de pau. Tem de ser
batido sempre para o mesmo lado. Deitamos o fermento e o sumo da laranja. Por fim as claras em castelo e a aguardente. Coze 45 minutos. Não abrir o forno durante a cozedura, pois o bolo pode baixar.